Constipação ou prisão de ventre

Muitas nós nesta fase queixam-se de “preguiça intestinal” ou ainda do agravamento de um problema bem comum: a prisão de ventre. Um problema incômodo que pode se tornar muito indesejável, especialmente quando é acompanhado de distensão abdominal, sensação de peso contínuo e desconforto abdominal.

 


 

A constipação é um problema principalmente…feminino. Culpa (também) da nossa biologia, oras! Sabia que temos um cólon mais comprido do que os homens? São quase 10 cm e são essenciais para aumentar a absorção de água durante a gravidez, mas tornam-se um limite se a motilidade intestinal diminuir por algum motivo.

No nosso caso específico, a perimenopausa e, em particular, as alterações hormonais que a caracterizam, favorecem um certo abrandamento da motilidade intestinal que resulta num incómodo problema de intestino preguiçoso, inchaço abdominal, flatulência e, no pior dos casos, prisão de ventre.

Por que o nosso intestino está sujeito a essas mudanças?

A causa, também neste caso, está na redução do estrogênio: a diminuição desses hormônios modifica a atividade das glândulas salivares, bem como daquelas que lidam com as secreções na parede gástrica e, principalmente, no intestino. Ao alterar as secreções intestinais, tanto em quantidade quanto em qualidade, muda o “solo” em que vivem os bilhões de microrganismos que constituem o chamada microbiota, ou o ecossistema que forma a flora intestinal.

O microbiota representa um verdadeiro órgão metabólico e é desse ecossistema complexo e variado que dependem várias funções, como:

  • a capacidade de assimilar algumas substâncias obtidas a partir dos alimentos,
  • a tarefa de sintetizar algumas vitaminas indispensáveis,
  • o papel de quebrar e descartar as substâncias que o corpo precisa para serem liberadas
  • a regulação da atividade do sistema imunológico (que depende de 70% do intestino)
  • a proteção da mucosa intestinal do ataque de espécies patogênicas.

 

Como então restaurar o equilíbrio da flora intestinal causado pela queda do estrogênio?

A resposta é simples: fornecê-los novamente ao corpo! E na natureza, existem plantas capazes de oferecer isoflavonas, ou seja, os famosos fitoestrógenos, que se comportam como esse tipo de hormônio no corpo. Mas verdade adicional seja dita: os hormônios não são os únicos vilões desta triste estória! Igualmente culpado é o lifestyle desregulado (veja se é seu caso aqui) que não é nada saudável para a regularidade intestinal, mas a vida como um todo…

Uma atitude tìpica de um lifestyle desregulado é a pressa: um inimigo insidioso do bom funcionamento intestinal! Por causa da pressa, a vontade de ir ao banheiro muitas vezes não é atendida. Assim, as fezes desidratam, tornando-se cada vez mais difíceis de evacuar. Portanto, é útil reservar o tempo certo para saciar (ou redescobrir) o ritmo fisiológico.

Dicas de um Lifestyle Equilibrado para acabar com esse problema de vez:

  • Um café da manhã rico em nutrientes contra os sintomas da perimenopausa, como o Polinal.
  • Ingerir alimentos que seu corpo pode digerir e eliminar facilmente, como os que integram esta receita
  • Frutas e vegetais: todos os dias 5 porções gostosas – aqui tens uma receita.
  • Dois alimentos milagrosos segundo a Ayurevda: ameixas e amêndoas. Ambas possuem propriedades laxativas!
  • Água, água e muita água diária…ela ajuda e muito na motilidade intestinal
  • Neste post escrevi sobre um chà muito poderoso para resolver a constipação.

Se teu estilo é enfrentar isso de forma natural, existem várias terapias baseadas em remédios fitoteràpicos, que podem ajudar a tratar a ansiedade e os transtornos de humor. Falo deles no ebook sobre “Como Eliminar os Principais Sintomas da Perimenopausa” que podes encontrar aqui.

A Hatha Yoga pode combater a Constipação?

Com a Massagem Intestinal que acontece através da realização de algumas Asanas (posições) desconhecidas da grande parte dos praticantes ocidentais de Hatha Yoga. É uma prática muito antiga, muito indicada para quem sofre destas doenças intestinais, e esta tem entre um dos objetivos também o de limpar o corpo das toxinas.

Na Hatha Yoga, sabe-se que as posições de torção ajudam a massagear e despertar os órgãos internos.

Existem muitas Asanas aconselhadas para este problema: aqui encontras 2 delas. Não é magia, é apenas uma milenar tecnologia ! Se quiseres aprender como estas Asanas se unem a da sequência para eliminar os principais sintomas da perimenopausa, informe-se aqui. Se a Yoga felizmente já faz parte da tua vida, e queres praticar sozinha, clique aqui.

Lembre-se: Antes de qualquer terapia alopática para combater a constipação, é importante adotar um estilo de vida saudável (veja como vai o seu aqui) que inclua uma alimentação regular e variada e que, sobretudo, exclua o álcool, o café e o fumo.

Ci vediamo ;)
Fah, mamma de Iogaia

Picture of Fah Maioli

Fah Maioli

Maestra de Hatha Yoga e Ayurvedic Lifestyle Consultant que passou os ultimos 25 anos pesquisando Trends e o Zeitgeist.

Gostou? Compartilhe. Grazie!

Respostas de 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inicie hoje mesmo seu percurso rumo a uma Perimenopausa tranquila, saudável e serena com as dicas semanais de Iogaia: