Quando feita corretamente, ela mostra uma compreensão mais profunda da verdadeira natureza como seres humanos. Quer estejamos fazendo Asana, Pranayama ou Mantra, aprendemos a encontrar conforto, equilìbrio interior e a abrir nosso coração para uma espécie de paz profunda e ilimitada.
Literalmente traduzida do sânscrito significa Disciplina de Força. Um tipo de Yoga concentrada sobre o controle do respiro (Pranayama) e a prática de movimentos (Asanas) para manipular e equilibrar a nossa energia (Prana).
Ela não deixa nenhum aspecto da vida sem solução, oferecendo orientação e guia através dos seguintes 8 elementos:
.yamas (como nos comportamos no mundo)
.niyamas (como nos tratamos), asana (posturas),
.pranayama (controle da respiração),
.pratyahara (gestão dos sentidos)
.dharana (concentração)
.dhyana (meditação) e
.samadhi (união com o Divino)
No livro "The Guide to Yoga da Harvard Medical School" foi comprovado cientificamente que uma prática de Hatha Yoga oferece maior flexibilidade e equilíbrio, mais força muscular e óssea, um sistema imunológico fortalecido, melhor qualidade de sono e melhor gerenciamento do estresse.
Os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Boston verificaram que ela melhora a ansiedade e o humor pois é capaz de alterar significativamente os níveis de substâncias químicas que circulam em nosso cérebro e corpo. Essas substâncias regulam funções corporais, incluindo dor física, peso, sono, humor e concentração.
Após 20 minutos de prática de Hatha Yoga vemos uma melhora nas funções cognitivas, um aumento na atenção e na memória no trabalho. Este estudo da Universidade de Illinois provou que praticantes de Yoga tiveram melhor desempenho em testes de função cerebral do que outro grupo de pessoas que praticou exercícios aeróbicos.
O Departamento de Biociências da Universidade de Oslo afima que ela fortalece as defesas imunológicas pois ensina a maneira correta de respirar e como se mover da melhor maneira: isso afeta a circulação sanguínea e permite que todos os órgãos funcionem em perfeita sincronia e harmonia.
Um estudo realizado em Harvard em 2009 mostrou que o Yoga pode ajudar a aumentar tanto o desejo como a satisfação sexual, com particular referência para as mulheres, também porque as ajudaria a estar mais familiarizadas com o seu corpo.
Pesquisadores da Universidade de Boston em 2010 descobriram que 12 semanas de Hatha Yoga aumentam os níveis de ácido gama-aminobutírico no cérebro: os baixos níveis dessa substância aumentam a ansiedade e a depressão.