Insônia

A insônia é um dos problemas típicos do período da perimenopausa e com alguns truques podemos enfrentá-la e derrotá-la, utilizando elementos naturais, como os nutracêuticos, e claro, a Hatha Yoga.

 


Este foi o meu primeiro sintoma, assim tenho um carinho muito especial por ele… brincadeira :( O processo da minha insônia era o seguinte: eu ia para a cama com muito sono e cansaço, mas por volta das 3 horas acordava. Começava a revirar-me na cama, tentava a TV, um livro, um chá de camomila, mas nada, nada me ajudava a voltar para a cama.. Que nervoso!

O resultado? O dia nem tinha começado e minha energia já estava zerada. Bem, é que eu faço parte, segundo os ùltimos estudos científicos, de um grupo de 64% das mulheres em perimenopausa que se queixam de problemas de insônia. Que sorte heim?

A insônia é uma dificuldade em adormecer ou em manter um sono contínuo

Ou a sensação de não conseguir descanso após uma noite de sono e este sono de má qualidade causa muitos inconvenientes: o cansaço crônico e a irritabilidade ficam em primeiro na lista. Quem não descansa bem é menos tolerante, menos paciente e mais agressivo, em casa e fora, o que dificulta o relacionamento com amigos, colegas, filhos e companheiro.

O que eu provei na minha pele? Que as tensões aumentam e com elas a agitação e o desconforto que contribuem para dificultar ainda mais o repouso noturno. Em suma, um cachorro que morde o próprio rabo! Dormir pouco ou mal leva à redução da atenção e dos reflexos rápidos: é nestes casos que ocorrem pequenos e grandes acidentes e diminui o rendimento no trabalho. Além disso, a nível psicológico, a insônia reduz a motivação, o “desejo de fazer coisas” e a energia na vida pessoal e no trabalho, nos deixando mais propensas à apatia e à depressão.

Qual pode ser a causa da insônia em mulheres? 

Principalmente nas mulheres na perimenopausa, os episódios de insônia podem estar associados à ansiedade e à depressão que, independentemente de causas emocionais, estão relacionadas a alterações hormonais, com queda do estrogênio, típica desta fase. A vulnerabilidade às flutuações hormonais aumenta, também porque a falta de sono reparador é um estresse biologicamente relevante…

A insônia pode ser combatida com remédios naturais

Pesquisei muito, falei com minha ginecologista e nutricionista e, provando um pouco aqui e ali consegui resolver o problema integrando com algumas substâncias, como por exemplo:

  • Fitoestrógenos de soja (disponíveis no leite de soja, tofu, broto de feijão ou proteína texturizada de soja)
  • O extrato de raiz de valeriana, que é amplamente conhecido por promover os processos fisiológicos que regulam todas as fases do ciclo do sono
  • Os extratos de passiflora e erva-cidreira, que são conhecidos por seus efeitos benéficos na promoção do relaxamento e do sono
  • A integração de melatonina. Esta que é um suporte cientificamente útil no caso de insônia leve resolveu meu problema rapidamente: em uma semana meu sono começou a voltar ao normal. A melatonina é um hormônio secretado pela glândula pineal que regula o ciclo sono-vigília. Em particular, a síntese da melatonina começa ao anoitecer, atinge o pico por volta das 2 da manhã e termina ao amanhecer. A diminuição de seus níveis, bem como alterações em sua síntese, estão associadas a problemas de sono. Ela contribui para a redução do tempo necessário para adormecer; esse efeito, em geral, é obtido com a ingestão de 1 mg de melatonina antes de deitar.

E a Hatha Yoga, pode ajudar?

Enquanto eu equilibrava meu sono com a melatonina, resolvi potencializar com algumas Asanas, para ser independente nesta cura, digamos. Contar comigo, com o potencial do meu corpo… Claro que fiz esta escolha porque sei que a Hatha Yoga contribui para o relaxamento ao aliviar as tensões físicas e emocionais e, se praticado à noite antes de dormir, ajuda a… dormir, rs. Algumas posições são mais adequadas do que outras para promover um bom descanso, visto que visam sobretudo libertar a mente das preocupações do quotidiano, aliviar ansiedades e relaxar os músculos, em particular os ombros e as costas. 

Como eliminei a insônia com a Hatha Yoga? Te conto meu segredo:

Idealmente, eu aconselho que cada uma destas Asanas seja mantida de 1 a 5 minutos. Se você não conseguir fazer a sequência completa, corte sua rotina praticando sua postura favorita, mesmo na cama, se estiver tudo bem para você. E lembre-se que você não precisa abusar do seu corpo: escute, fique na sua zona de conforto e não faça nada que cause dor.

Pratique por no mìnimo uns 15 dias (curas naturais levam tempo mas funcionam a longo prazo, lembre-se sempre!) e os resultados virão, pode acreditar!

 

  • Baddha Konasana
  • Sucirandhrasana
  • Balasana
  • Janu Sirsasana
  • Viparita Karani

 

A prática completa para eliminar a insônia você encontra nas aulas para “Eliminar Sintomas da Perimenopausa” ou, se quiseres praticar sozinha, pegue o ebook com o roteiro completo e detalhado, aqui. Para mim, o importante é que você fique bem!

Un bacio, Fah

Picture of Fah Maioli

Fah Maioli

Maestra de Hatha Yoga e Ayurvedic Lifestyle Consultant que passou os ultimos 25 anos pesquisando Trends e o Zeitgeist.

Gostou? Compartilhe. Grazie!

4 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inicie hoje mesmo seu percurso rumo a uma Perimenopausa tranquila, saudável e serena com as dicas semanais de Iogaia: